Etapa Municipal do CONAE é realizada em Três Corações.

Nesta sexta-feira, dia 10 de novembro, foi realizada a Etapa Municipal do da Conferência Nacional da Educação (CONAE) no Salão Nobre da Unincor, promovida pelo Fórum Municipal Permanente de Educação de Três Corações.

A abertura do evento contou com a presença das seguintes autoridades que compuseram a mesa: o vice-prefeito Luiz Vilela, que representando o Executivo Municipal, a Secretária Municipal de Educação, Lisa Paula Vilela, o presidente do Fórum Municipal Permanente de Educação de Três Corações, Luis Cláudio Garcia, a Promotora da Promotoria de Justiça de Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes, Dra Cintia Roberta de Lima, o Diretor da Superintendência Regional de Educação, Erivelton Giovane Ramos.

Ainda participaram da composição da mesa representando a sociedade civil tricordiana o professor da Escola Estadual Godofredo Rangel, Felipe José de Oliveira Menegucci, a professora da Escola Estadual Bueno Brandão, Gilcilane Gonçalves Teixeira Garcia e o aluno da E.E. Godofredo Rangel, Natanael Josias Pereira Francisco.

Essa é uma etapa preparatória para conferências Regional, Estadual e Nacional de Educação (CONAE) e para a Conferência Nacional Popular de Educação (CONAPE).

A Etapa Municipal do CONAE possui caráter mobilizador e deliberativo e através de grupos de estudo formados pelos participantes, apresentou um conjunto de propostas relativas ao Sistema Estadual de Educação, à efetiva implementação do Sistema Nacional de Educação e ao monitoramento, à avaliação e à implementação do Plano Nacional de Educação (PNE), nas três esferas federativas, e avaliação e proposição de políticas para a garantia do direito à educação, qualidade social, pública, gratuita, democrática, inclusiva e laica em Minas Gerais.

Após a plenária de debates foram eleitos os seguintes delegados:

Representantes de alunos: Carla ( EM Henriqueta Gomes), Natanael ( E.E Godofredo Rangel) e Heloisa ( Padrão) e Alexia ( Padrão).

Representantes de professores: Felipe ( E.E Godofredo Rangel), José Maria ( E.E Luiza Gomes) e Luciana Miranda ( Rede Municipal), Divina Creuza (E.M Celso Banda)

Representantes da Educação Profissional: Bruno (Instituto Federal)

Representantes dos Movimentos Sociais: Daniela (Associação Afro -Cultural Tricordiana)

O prefeito Cláudio Pereira destaca que a educação é uma das áreas mais importantes de uma gestão e as propostas apresentadas devem ser levadas a adiante e implementadas nos municípios e estados.

SECOM/AG
Três Corações, 10 de novembro de 2017.