Programa de Combate ao Tabagismo continua a ser desenvolvido nos PSFs do município.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) todos os anos, mais de sete milhões de pessoas morrem em todo o mundo vítimas de doenças relacionadas ao consumo do tabaco. Entre as doenças causadas pelo tabagismo estão a trombose, aterosclerose, doença arterial coronariana, cardiopatias, câncer, diabetes e o acidente vascular encefálico.

Com isso, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, desenvolve o Programa de Combate ao Tabagismo para pessoas que desejam abandonar o vício do fumo. O programa é desenvolvido nas Unidades dos Programas de Saúde da Família – PSFs, duas vezes ao ano, em períodos de 30 dias, por uma equipe multidisciplinar.

Cada grupo participa de quatro sessões de orientação, conscientização e incentivo para diminuir a dependência do cigarro. Em seguida são encaminhados à avaliação médica individual e, se necessário a prescrição do uso de medicamentos como adesivo, goma de mascar ou medicamentos de uso oral.

Neste mês de outubro, os grupos estão sendo atendidos nos PSFs Fátima e Rio do Peixe e pela primeira vez está sendo implantada a técnica auriculoterapia, aplicada pela fisioterapeuta do Núcleo de Apoio à Saúde da Família- NASF, Bianca Bertamini Gomes. A terapia consiste em usar pontos na pele da aurícula (ouvido externo) para diagnosticar e tratar dor, vícios e distúrbios internos com excelentes resultados.

As reuniões dos grupos no PSF Fátima serão nos dias 16, 23 e 30/10 e no PSF Rio do peixe nos dias 16 e 23/10, às 09 horas.

As próximas Unidades a reunirem grupos do Programa de Combate ao Tabagismo serão o Centro de Especialidades Médicas (CEM) e o PSF Colinas.

SECOM/Texto: Marilene Estrella - fotos: SEMS
Três Corações, 10 de outubro de 2018.