Programa Oportunidade Jovem serve de exemplo em matéria divulgada pela Confederação Nacional de Municípios.

O Programa Oportunidade Jovem, desenvolvido pela Prefeitura de Três Corações, desde 2015, é citado em matéria divulgada no site da Confederação Nacional de Municípios (CNM), como importante iniciativa na tentativa de superar os índices de desemprego ao preparar os jovens do município para o mercado de trabalho.

A matéria complementa uma campanha lançada pela CNM com o intuito de sensibilizar a comunidade para o uso de recursos do Imposto de Renda (IR) em ações e programas sociais que beneficiam crianças e adolescentes, assim como o Programa Oportunidade Jovem, que recebe recursos através de patrocínio do Banco Santander, via Fundo da Infância e Adolescência (FIA), o que possibilitou beneficiar um maior número de jovens.

Apesar do cenário desanimador com um índice altíssimo de desemprego que afeta 12,4% da população brasileira, principalmente entre os jovens, os atuais gestores de Três Corações implantaram o Programa Oportunidade Jovem, a fim de contornarem as estatísticas, oferecendo qualificação profissional aos participantes, que recebem bolsas no valor de R$300,00, formação em direitos humanos e cidadania noções de informática, transporte, lanche e estágios nas empresas parceiras. Muitos destes jovens foram efetivados e conquistaram o seu primeiro emprego.

Esta é a atuação de uma gestão moderna que tem como uma de suas principais missões, formar e qualificar os nossos jovens para transformar a realidade e o futuro de muitas famílias. Porém, se as doações de pessoas físicas, pelo Programa Gerador da Declaração do Imposto de Renda, aumentarem, será possível triplicar o número de jovens beneficiados.

SECOM/Texto: Marilene Estrella Fotos: SECOM
Três Corações, 11 de outubro de 2018.