Dia D do Outubro Rosa estimula a prevenção do câncer de mama e colo de útero em Três Corações.

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Três Corações realizou, na Clínica da Mulher, de 07 às 17 horas, desta quinta-feira (11), o Dia D da campanha Outubro Rosa, com a finalidade de incentivar as mulheres sobre a detecção precoce do câncer de mama e do colo do útero.

A Secretária de Saúde, Gilcilene Buzetti Costa Gonçalves, acompanhada do secretário adjunto, Rachid Gadbem, abriu o evento agradecendo a presença do grande número de mulheres presentes e ao prefeito Cláudio Pereira, que tem se empenhado para que o município ofereça todas as condições necessárias para o tratamento das pacientes e nas ações preventivas.

Em seguida, a médica mastologista Dra. Lúcia Aiko parabenizou a Prefeitura pelos serviços oferecidos às mulheres e a primeira dama, Ticiane Goulart Brites de Souza explanou sobre a importância da mamografia.

Também falaram o médico ginecologista e mastologista, Dr. Sérgio Gianini e o médico ginecologista, Dr. André Schlemper, alertando as mulheres sobre a importância de manter em dia os exames preventivos.

Neste dia especial foi oferecido às mulheres exames de avaliação das mamas, coleta de preventivo, ginástica laboral, avaliação nutricional e orientações dos serviços do NASF- Núcleo de Apoio da Saúde da Família, orientações sobre automaquiagem com a representante da Mary Kay, designe de sobrancelhas, corte de cabelo e maquiagem pelas alunas do Projeto Ângela Branquinho, aferição de pressão e testes Rápidos de HIV, Sífilis e Hepatites, com a equipe do CTA – Centro de Testagem e Aconselhamento.

A Campanha Outubro Rosa em Três Corações continua com ações desenvolvidas nos PSFs e será encerrada com mais um evento programado para o próximo dia 27 de outubro, onde serão realizadas uma caminhada e diversas atividades na Praça Odilon Rezende Andrade.

SECOM/Texto e fotos: Marilene Estrella
Três Corações, 11 de outubro de 2018.