SEMMA e Defesa Civil alertam para risco de queimadas

A secretaria municipal de Meio Ambiente, a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros Militar fazem alerta para a incidência de queimadas nesta época do ano e os riscos que elas podem trazer para a saúde e segurança da população.
Com o período de estiagem, a menor incidência de chuvas e a baixa umidade relativa do ar, os focos de incêndio são mais recorrentes. Além do risco direto das queimaduras, o fogo ocasiona perigos para o meio ambiente e moradores, atingindo casas ou a rede elétrica, por exemplo, enquanto que a fumaça pode causar intoxicação e problemas respiratórios.
A prefeitura lembra que provocar queimadas sem autorização é crime e reforça o apelo para que não coloquem fogo em lixo, terrenos, restos de roçagem e poda e também em pasto na zona rural. "Queimadas são uma irresponsabilidade! Além de ser crime, comprometem a saúde da população e ocasionam prejuízos incalculáveis ao meio ambiente destruindo o habitat dos animais e provocando impactos danosos à natureza", comentou o secretário municipal de Meio Ambiente Marcelo Murad.
"A Defesa Civil e a SEMMA estão atuando no trabalho de fiscalização e conscientização da comunidade em parceria com escolas, associações de bairros, envolvendo toda a população, para que as pessoas entendam realmente os riscos e não promovam essas ações criminosas em nossa cidade", comentou o coordenador da Defesa Civil, Paulo Henrique Lopes.
Em caso de incêndios, o telefone do Corpo de Bombeiros Militar é o 193. Denúncias podem ser realizadas através do contato da Defesa Civil pelo telefone/whatsapp 35 9 88613145.
184939645 4493198920709172 2566048737627893851 n