Equipes das Secretarias Municipais de Saúde e Planejamento fazem visitas técnicas em UPA’s da região

O Secretário Municipal de Saúde, Rachid Gadbem Neto, o Adjunto, Cauê Silva e a equipe da Secretaria Municipal de Planejamento fizeram na quarta-feira, 22 de junho, visitas técnicas em duas Unidades de Pronto Atendimento – UPA da região.

As unidades visitadas foram de Campo Belo e Lavras. Rachid Gadbem Neto, representando o Prefeito Nadico Vilela, foi conhecer de perto a estrutura física, o setor de recursos humanos, a parte contábil e todo o funcionamento das unidades, além do fluxo de atendimento aos pacientes.

Eles foram recepcionados em Campo Belo pelo Secretário Municipal de Saúde, José Assunção e pelo Diretor, Isaías Vieira. Já em Lavras, foram recepcionados pela Secretária Municipal de Saúde, Iara Menicucci.

Os secretários de Três Corações analisaram sobre a satisfação dos usuários atendidos nessas unidades, que oferecem atendimento humanizado com tempo médio 10 a 15 minutos, aproximadamente.

A proposta, da visita nas UPA’s 24h de Campo Belo e Lavras, é poder trazer a experiência do funcionamento das unidades daqueles municípios para Três Corações.

O projeto de construção da UPA 24 horas em Três Corações iniciou no ano de 2012, mas o prédio foi destinado para outra finalidade (hoje funciona o CEM – Centro de Especialidade Médica) e, desde então, o Ministério da Saúde está em litígio com o Município, exigindo a devolução do valor aproximado de R$ 2 milhões e meio de reais.

O Prefeito Nadico Vilela, em visita ao Ministério da Saúde, conseguiu a reversão do caso, onde Três Corações terá a oportunidade de oferecer, em breve, à população uma UPA 24 horas, desafogando o pronto socorro do Hospital São Sebastião, que atualmente leva cerca de 6 horas para atender um paciente.

upa

upa 2