Programa desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde participa de Mostra Nacional

mostra saudeO programa “Inserção dos Acadêmicos de Odontologia na Estratégia de Saúde da Família”, desenvolvido em Três Corações, foi selecionado para ser apresentado na “IV Mostra Nacional de Experiências em Atenção Básica/Saúde da Família”.

A mostra é um evento que valoriza as experiências cotidianas e estimula o protagonismo local dos milhares de trabalhadores, gestores e usuários da Atenção Básica do Brasil. Neste ano, o encontro teve como sede o Centro Internacional de Convenções do Brasil, em Brasília, sendo realizado no período de 12 a 14 de março, onde foram apresentados mais de 400 trabalhos desenvolvidos em todo o país.

Implantado em 2009, o programa foi idealizado pelos professores Giulliano Henrique Gonçalves e Simone Cerqueira Ferreira, para atender a uma necessidade da universidade, da população e da Secretaria Municipal de Saúde, com o objetivo de inserir os acadêmicos de Odontologia na realidade das equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF), formando profissionais devidamente preparados para atender no campo da atenção básica. Atualmente participam do programa os alunos do 1º ao 5º período, na disciplina de estágio supervisionado do curso de Odontologia, atuando em 14 unidades de ESF.

O Programa é desenvolvido em três etapas, iniciando com aulas teóricas e expositivas sobre o processo de todo o processo, seguido de atuação presencial junto aos agentes comunitários e terminando com trabalhos conclusivos das experiências vividas.

Constitui-se em um programa de suma importância, com a preparação e envolvimento dos profissionais inseridos à realidade da população atendida pela saúde básica, melhor acolhimento das pessoas atendidas e suporte imprescindível às equipes da Secretaria Municipal de Saúde.

Três Corações, 20 de março de 2014.