Capacitação reuniu profissionais de saúde no combate à dengue

capacitacao combate a dengue2A Superintendência Regional de Saúde de Varginha, em conformidade com a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, realizou no dia 21 de março uma capacitação sobre estratégias de monitoramento, voltadas para o período que atravessamos, propício ao surgimento de focos do mosquito transmissor da dengue.

A Secretaria Municipal de Saúde esteve presente, através do coordenador Eduardo de Oliveira e a supervisora Roberta Guides, do setor de Vigilância Epidemiológica.

A capacitação contou com a participação de representantes de vinte municípios da região e foi desenvolvida pela coordenadora em vigilância em saúde, Roselaine Silva, que ressaltou a importância de profissionais da área de saúde nesses encontros.

Segundo a palestrante, a prevenção ainda é a melhor alternativa para o combate à dengue. Cuidados simples são muito importantes. A população deve estar consciente que a Dengue mata.

“Não há vacina para dengue, que se espalha com a picada do mosquito Aedes Aegypti. A dengue produz febre alta, manchas na pele, enjoos, vômitos e fortes dores de cabeça, articulares e musculares. O tratamento incluiu antitérmicos, descanso e ingestão de líquido. A doença em geral dura cerca de uma semana. Crianças com menos de 15 anos, que têm baixa imunidade, são suscetíveis à infecção”, afirmou Roselaine Silva.

capacitacao combate a dengue

Três Corações, 24 de março de 2014.