Na última edição do “Prefeitura Cidadã” de 2014.

Na última edição do “Prefeitura Cidadã” de 2014 o trabalho realizado na Escola Municipal Maria Evani Teles, no bairro Boa Ventura foi destaque. Foi inaugurada uma rampa de acesso ao andar superior, cuja área estava inutilizada desde o ano de 2007. Até então, uma escada improvisada garantia que, ao menos, o espaço fosse utilizado como um depósito.

A estrutura metálica garantiu que a área, de cerca de 400m², abrigue hoje um laboratório de ciências, um laboratório de informática e uma biblioteca, ambientes que são fundamentais para um aprendizado mais eficiente dos alunos.

O evento contou com a presença de alunos e funcionários da Escola Municipal, familiares dos estudantes que foram prestigiar a obra tão esperada, funcionários da Prefeitura Municipal e das seguintes autoridades vereador Fabiano Barbosa, o Quati, vereador Jorge Machado e vereador Joãozinho da Flora, além de Presidentes de Associação de Bairros, da Procuradora do Município.

A Diretora da Escola Municipal Maria Evani Teles, Ariândina Espindola Cardoso, declarou que este momento é um marco pra escola, cujo objetivo é formar os alunos em um ambiente favorável ao bem estar. “Tenho, neste momento, um sentimento de alegria, pois o sonho se tornou realidade graças à sensibilidade do Prefeito Cláudio, do Vice-Prefeito Cosme e de toda sua equipe gestora da área de educação. Essa minha satisfação vem do fato de que todo este empenho da administração reflete o reconhecimento do nosso trabalho”.

A Secretária Municipal de Educação, Eliana Neves de Oliveira Vilela, disse que a rampa tem a função primária de oferecer acesso a outras dependências, “mas o significado é muito maior, essa rampa simboliza o enriquecimento da aprendizagem e da prática pedagógica”. Ela foi homenageada pelo Prefeito com uma orquídea, por todo trabalho realizado na área de educação no município.

O vereador Joãozinho da Flora agradeceu a presença de todos os alunos e pais presentes. “Vocês são a razão de tudo isso hoje”. Ele aproveitou a ocasião para pedir o asfaltamento da rua que dá acesso à escola, e o prefeito Cláudio já afirmou que a obra será feita.

Por ocasião de um compromisso inadiável, o Vice-Prefeito Cosme do Nascimento enviou uma carta onde declarou satisfação pelo fim da história da escada improvisada. “É assim que a administração trabalha, sem perguntar quem errou, mas agindo”.

O Prefeito Cláudio Pereira declarou que a rampa é o retrato da administração, “estamos criando pontes na saúde, na educação, na cultura, estamos ligando o passado ao futuro de forma crescente”. Ele afirmou que “a rampa vai em direção ao norte e nós achamos o nosso norte, estamos focando na Fernão Dias, no novo Centro Administrativo, no novo Fórum”.

Segundo ele a inauguração da rampa significa muito, pois a base da sociedade está na educação. “Eliana Neves é a engenheira da construção de uma melhor educação para o nosso município”.

Após inaugurar a rampa foram entregues as medalhas dos Jogos Escolares Municipais, o professor Juarez recebeu, de forma simbólica uma medalha das mãos de Dr. Neander.

Jorge Vitor da Costa entregou o troféu a Pedro Henrique do handebol masculino, handebol feminino módulo I, Lívia recebeu das mãos da professora Delma Antônia da Costa Resende. Handebol masculino módulo II Gilmar Andrade Vilela entregou a Thalisson Henrique da Silva Reis. Futsal masculino módulo II Eliana Vilela entregou ao atleta bicampeão Floriano da Silva. Futsal masculino módulo I foi entregue pelo Cláudio a Delfino, artilheiro com 17 gols.

A Banda Tricordiana animou a manhã logo após a apresentação da Fanfarra da escola enquanto as crianças se divertiam com o Pula-Pula do Bozó.

Melhorias no bairro:

Um novo PSF será construído no bairro Boa Ventura, em substituição ao atual, cuja pequena estrutura já não comporta a demanda. Pacientes e funcionários terão um espaço mais amplo, moderno e acessível.

Há mais de 30 anos o que era uma área assoreada hoje é uma rua que liga o bairro Boa Ventura ao Jardim Universo. Além da passagem a área deu maior sustentação às residências.

Novas galerias pluviais foram construídas abrangendo os bairros Vila Jessé, Boa Ventura e Jardim Universo para o escoamento de água da chuva. As redes interligam as Ruas Américo Rufino Campos – Vila Jessé, Rua José Paulino de Souza – Jardim Universo, Vereador João Rocha – Jardim Primavera e Lenise Aparecida Ferreira – Boa Ventura. Nestas áreas as manilhas estavam desgastadas, se rompendo, causando erosões e transbordamento para dentro das casas.

A Rua Lenise Aparecida Ferreira, no Boa Ventura, foi uma das diversas ruas revitalizadas com a recuperação da pavimentação asfástica.
A galeria pluvial da Rua dos Canários, no bairro Bela Vista, chegou a causar infiltrações, desmoronamento e até a morte de um rapaz. Hoje ela está recuperada e a área assoreada está aterrada.

Há mais de 30 anos o que era um caminho intransitável da Rua Zé Cassimiro, na Vila Jessé, hoje é uma área pavimentada, que liga o bairro à Avenida Orlando Rezende Andrade.

SECOM/NG
Três Corações, 20 de dezembro de 2014.