Dependentes de álcool e drogas encontram no CAPES AD tratamento especializado.

Com cerca de 40 atendimentos diários o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD) de Três Corações realiza acompanhamento psiquiátrico, psicológico e social, além de atividades e oficinas diversas a pacientes com transtornos decorrentes do uso e dependência de álcool e drogas.

Os serviços de tratamento clínico e acolhimento social são abertos à comunidade e têm o objetivo de reinserir os pacientes na sociedade por meio do lazer, do trabalho, do exercício dos direitos civis e do fortalecimento dos laços familiares e comunitários.

Shirlei Valério, coordenadora do CAPS AD, disse que diversas ações compõem o Plano Terapêutico Singular. “Cada paciente que chega aqui, encaminhado pela rede de saúde, ou por assistentes sociais e até mesmo por demanda espontânea recebe um plano particular, que vai sendo alterado conforme as necessidades de cada pessoa”.

As atividades tem o intuito de transmitir valores, tais como regras e normas, e de promover a geração de renda. “Temos o Grupo AA, que funciona semanalmente, o Grupo Terapêutico, a Meditação do Dia e as Oficinas de Cestaria, Recreativa e a de Geração de Renda, nela os pacientes produzem bolsas, almofadas, pufes de garrafa pet, garrafas decoradas, tudo com material reciclável. Todas as atividades são acompanhadas, supervisionadas ou orientadas pelos nossos profissionais, psicólogos, enfermeiros e assistentes sociais”, informou Shirlei.

O objetivo final é a recuperação do paciente e a conquista autonomia, por meio da geração de renda e de vínculos. A coordenadora do CAPS AD declarou que, para atingir esta meta, trabalha, sempre que possível, junto com as famílias dos pacientes. “Somos pessoas dependentes, de várias coisas, mas temos que ter dependências saudáveis, como as dos laços afetivos familiares. Por isso trabalhamos junto com estes familiares sempre que possível. Fizemos, por exemplo, nossa confraternização de fim de ano com brincadeiras e sorteio de brindes e contamos com a presença de cerca de 80 pessoas. São momentos muito importantes no tratamento”.

Para 2015 o CAPS AD tem a previsão de realizar novas oficinas, com foco na expressão corporal. “Serão atividades de poesia, teatro e dança, a ideia é valorizar nossos talentos internos. Na confraternização de fim de ano, por exemplo, um dos nossos pacientes produziu uma poesia de encerramento, todos gostaram”, declarou Shirlei.

O CAPS AD funciona de segunda à sexta, das 8h às 18h, na Rua General Osório, nº 174, Cotia.

 

SECOM/NG
Três Corações, 30 de dezembro de 2014.

Compartilhe esta notícia no Facebook

Submit to Facebook
DMC Firewall is a Joomla Security extension!
?>