Profissionais da saúde recebem treinamento de Dengue e Febre Chicungunha.

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, realizou na manhã de hoje (19), no auditório do Hospital São Sebastião, uma capacitação de médicos e enfermeiros sobre a Dengue e a Febre Chicungunha.

A iniciativa busca treinar os profissionais das unidades de saúde para melhor atender os possíveis pacientes que apareçam com sintomas.

A palestra foi ministrada pelo infectologista Luiz Carlos Coelho que explicou as características das duas doenças.

A Febre Chicungunha e a Dengue são transmitidas por um mosquito. O vírus das duas é diferente, mas os sintomas são semelhantes. Na fase aguda da Chicungunha, a febre é alta, aparece de repente e vem acompanhada de dor de cabeça, dor muscular, erupções na pele, conjuntivite e dor nas articulações. Esse é o sintoma mais característico da enfermidade: dor forte nas articulações, tão forte que chega a impedir os movimentos e pode perdurar por meses depois que a febre vai embora.

Ao contrário do que acontece com a dengue (que provoca dor no corpo todo), não existe uma forma hemorrágica da doença e é raro surgirem complicações graves.

O diagnostico depende de uma avaliação clínica cuidadosa e do resultado de alguns exames laboratoriais.

O tratamento contra a Febre Chicungunha é sintomático. Analgésicos e antitérmicos são indicados para aliviar os sintomas. Manter o doente bem hidratado é medida essencial para a recuperação.

A Prefeitura tem realizado campanhas de limpeza buscando combater os possíveis focos do mosquito. Dessa forma, impediremos que as doenças invadam o nosso município.

watermarked-capacitacao dengue1

watermarked-capacitacao dengue2

watermarked-capacitacao dengue3

watermarked-capacitacao dengue4

SECOM/BZ
Três Corações, 19 de janeiro de 2015.