Ações da Secretaria Municipal de Saúde

As unidades básicas de saúde do município mantêm as atividades de orientação aos pacientes enquanto eles aguardam os atendimentos médicos.

No balanço da semana, registramos a palestra sobre “Agosto Dourado” realizada pelo clínico geral Dr. Rodrigo Bezerra, na ESF Dr. Moacir Resende, no bairro Cinturão Verde. A unidade, coordenada por Maria Aparecida de Brito Silva, abordou sobre a importância do aleitamento materno. Foram feitas orientações às pacientes gestantes e puérperas sobre técnicas corretas de amamentação.

“Agosto Dourado” também foi tema de atividade desenvolvida na Clínica da Mulher, nesta semana. As pacientes também tiveram a oportunidade de ouvir palestras sobre a importância do leite materno no desenvolvimento dos diversos sistemas das crianças, além dos benefícios para as mães.

Ainda nesta semana, registramos o Projeto Educação em Saúde feito pela enfermeira Shirlene Rodrigues, da ESF Fátima, para crianças cadastradas na faixa etária de 6 meses a menor de 5 anos. Houve também consulta com pediatra para fazer a triagem e realizar o Programa de Suplementação de Vitamina A.

Shirlene explica que o Programa de Suplementação de Vitamina A é vinculado ao Ministério da Saúde e Secretaria Estadual da Saúde, em que os municípios contemplados fazem a suplementação de vitamina A, realizada com intervalo de seis meses para cada criança. A suplementação, segundo a enfermeira, potencializa o desenvolvimento infantil e reduz o risco de diarreia e mortalidade infantil.

Outra ação registrada foi na Creche Estefânia Margotti. As crianças receberam orientações sobre a importância de cuidar da saúde bucal, com técnicas de higienização e prevenção das doenças bucais. A ação foi realizada pela dentista Dra. Rosalina de Paiva Resck e pela auxiliar de saúde bucal, Daiane Costa Ribeiro.

saúde

Três Corações, 12 de Agosto de 2022.
SECOM - Prefeitura de Três Corações