Empresa vencedora da licitação trabalha para desinterditar o Pelezão.

Portas corta fogo, grades guarda corpo, mais de 350 m² de tubos hidráulicos, cerca de 50 pontos de iluminação de emergência e uma caixa d’água com capacidade para 10 mil litros. São estas algumas das ações que estão sendo realizadas no Ginásio Pelezão com o objetivo de obter sua desinterdição.

Interditado para eventos e competições esportivas desde 2012, a liberação não pode ocorrer antes por conta da ausência de empresas interessadas nas licitações. Luciana Aparecida Ribeiro Pereira, diretora de departamento da Secretaria Municipal de Esportes, falou que desde a interdição a prefeitura vinha procurando resolver esta situação. “Por conta da tragédia na Boate Kiss, ocorrida em Santa Maria, no Rio Grande do Sul, todos os ginásios e casas de show, sem rotas de fuga e outros itens de segurança, foram interditados. Buscando a segurança dos atletas e torcedores, a prefeitura procurou resolver este problema, porém todos os processos licitatórios, até então, davam deserto, ou seja, não havia empresas interessadas”.

Desde o início de dezembro do ano passado a empresa Referencial Montagens Industriais Ltda. vem trabalhando para adequar a estrutura do Ginásio ao Projeto de Incêndio. Toda a parte hidráulica e elétrica do Pelezão está sendo adaptada para evitar e combater possíveis incêndios.

Uma caixa d’água de 10 mil litros está sendo instalada juntamente com um equipamento para bombear a água para o lado interno do Ginásio, caso ocorra um incêndio. Ailton Lopes, responsável pela parte hidráulica do projeto, disse que estão sendo instalados hidrantes, caixas com mangueiras, portas corta fogo, grades guarda corpo, a caixa d’água e cerca de 350 m² de tubulação.

Em relação à parte elétrica, o responsável Paulo Henrique, informou que estão sendo instalados cerca de 50 pontos de iluminação de segurança, caixas de luz e toda estrutura para guiar as pessoas às saídas de emergência.

Paralelo a este trabalho a prefeitura está custeando a reforma da parte hidráulica dos vestiários, é o que informa Luciana. “A prefeitura está arcando com a reforma dos vestiários, estão sendo feitas a instalação de azulejos, reboques e troca de válvulas e louças”.

As obras caminham para que o Ginásio Pelezão possa receber, no próximo dia 24, sábado, o primeiro jogo da Super Liga de Vôlei - série B; além de outros eventos e competições.

SECOM/NG
Três Corações, 07 de janeiro de 2015.